terça-feira, 22 de março de 2011

Pastor americano queima exemplar do Corão


GAINESVILLE — Um polêmico pastor evangélico americano queimou um exemplar do Alcorão na noite de domingo em uma igreja de Gainesville, Flórida, ato que havia desistido de executar há alguns meses após as reações no mundo muçulmano.

O pastor Terry Jones programou um "julgamento" dentro de sua igreja, no qual o livro sagrado muçulmano foi declarado "culpado" de várias acusações, entre elas assassinato. Em seguida a pena foi executada: o exemplar foi queimado.

O livro foi molhado com querosene e colocado em um recipiente de metal no centro do templo da igreja "Dove World Outreach Center". O exemplar queimou por 10 minutos.

"Tentamos dar ao mundo muçulmano uma oportunidade de defesa de seu livro", disse o pastor Terry Jones.

O religioso disse ainda que o evento foi um sucesso e uma "experiência daquelas que temos uma vez na vida".

Em setembro de 2010, Jones despertou a atenção mundial por seu plano de queimar exemplares do Alcorão em sua igreja no aniversário dos atentados terroristas de 11 de setembro nos Estados Unidos.

Após as fortes reações no mundo muçulmano e das críticas de líderes internacionais, incluindo o presidente americano Barack Hussein
Obama, Jones desistiu da ideia e afirmou que nunca mais voltaria a tentar queimar um Corão.


Prezados alunos,qual é a opinião de vocês sobre a atitude do pastor Terry Jones de queimar o Corão?

Postado pelo professor Alexandre Calina

62 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Não é uma questão de concorda ou não com a fé dos mulçumanos e como elas são executadas mas com o autoridade que o pastor tem ou não para queimar o alcorão mulçumano.
    Na minha opinião autoridade que ele não possui.
    Lutar pelo que se acredita é um direito mas ele poderia ter lutado de outra forma não queimando oque é de mas sagrado e respeitado pelo povo mulçumano ofendendo diretamente o povo.

    ResponderExcluir
  3. Jaueline da turma:2004

    O pastor queria tentar salvar aquele povo,porque ele pensava que o livro que era culpado de tudo o que acontecia com o povo.Mas ele não pensava que derrepente o liro era,para eles como a biblia sagrada é para o povo evange-lico.Ele não tinha o direito de fazer isto esta é a minha opinião.

    ResponderExcluir
  4. Stephanie Pimentel T:2001

    Acho que ele não mediu os seus atos isso está provocando uma guerra no país onde ultiliza-se o corão ele foi inconsequente se tivessem queimado uma bíblia evangélica ele não ia gostar.
    Ele como pastor tinha que pensar mais antes de agir ele foi prepotente

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Rafaela C. dos Santos n:25 t:2001 Em minha opiniao o pastor nao estava nem certo e tambem nao estava errado.Porque o pastor antes de sair queimando o corao ele programou um julgamento em sua igreja e com isso o corao foi declarado culpado e só assim queimado . e por isso ele fez o que ele achava o que tinha que fazer na hora.Mas com as reacoes e criticas em seu mundo ele pode perceber que estava errado e logo pediu desculpas e disse que nunca mas ia fazer o que fez como queimar um corao.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. leticia fernandes t; 2001
    Em minha opinião eu acho que ele estava errado por que ele não podia sair queimando e nem feito julgamento por que afinal di tudo ele sabia que iria receber criticas e no final iria se arrepende depois de ter feito tudo.

    ResponderExcluir
  9. adriellen fernandes t;[2001]
    Eu acho que o pastor estava errado em queimar o livro.Pois o livro era considerado pelo povo,
    e por isso recebeu muitas criticas do povo e de
    líderes internacionais.Mais o pastor se arrependeu de sua atitude e afirmou que "nunca mais tentaria voltar a queimar um corão".

    ResponderExcluir
  10. Thaisy do Carmo
    Turma : 2001

    Eu acho muito errado o que o pastor fez , porque :
    o problema é da religião dos múçulmanos e não da religião dele ele tinha que deixar isso pra lá, e ir cuidar da igreja dele....

    ResponderExcluir
  11. Melissa de OLiveira T:2001
    Eu achei errado da parte dele pelo motivo de ele era de outra religião ñ tinha nada q se mete na religião de outro.
    se ele acha que o livro matou isso e da conta da religião deles e ñ do pastor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. stefany peres t;2001
    eu achei errada a atitude do pastor em queimar o livro
    porque os muçulmano tem a religião deles e o pastor a sua religião evangelica .

    ResponderExcluir
  14. Elizabeth t:2001
    Em minha opinião se é considerado sagrado para o povo não se deve ser queimado. Cada um tem sua religião.
    Não sou obrigada a concordar a fé nos mulçumanos ou como são execultadas sua crenças.
    Lutar por sua religião é direito de todos mas não com tal ação

    ResponderExcluir
  15. julielly santana turma:2001
    eu não acho certo nem errado....
    pois cada religião tem sua doutrina e pensamento.
    se ele quisesse realmente ajudar o povo islamico ele deveria interceder pelo o povo....
    so causou desafensas e intrigas entre as nações.

    ResponderExcluir
  16. thaina da silva turma 2001
    eu achei errado a atitude do pastor porque ele tem a sua religião q é evangelica e os muçulmanos tem a deles, se a religião do pastor e pecado assasino, ele ñ pode fazer nada contra a religião do outro.

    ResponderExcluir
  17. Mariana de souza t:2001
    Eu não concordo com a atitude do pastor de ter queimado o livro. cada um com a sua religião

    ResponderExcluir
  18. thamara P trindade t:2001
    eu não concordo com a atitude do pastor.
    ele tinha q respeitar a religião do outro

    ResponderExcluir
  19. DANYELE FERNANDA T:2001 Não acho nen certo nem errado...
    Sò acho que em vez dele armar um escandalo desse que envergonha o evangelho ele deveria interceder por eles e pregar sobre a palavra de DEUS mostrar a eles qual o melhor a seguir,
    Porque com isso evita escandalos e contenda entre povos e nações.

    ResponderExcluir
  20. Ester da Silva Conceição T:2001

    O pastor não deveria ter tomado esta atitude, pois religião é uma escolha e, apesar de ninguém ser obrigado a concordar com as escolhas dos outros, todos nós somos obrigados a respeitá-las.
    Tenho certeza de que ele não gostaria se a situação fosse inversa.

    ResponderExcluir
  21. A atitude do pastor foi muito precipitada
    Nós somos seres de cultura e religião
    diferentes e o mínimo que devemos fazer é
    respeitar a religião de outros povos.
    Ao meu ver ele está errado ao queimar
    o corão, porque eu não gostaria que queimasse
    a bíblia. isso seria uma falta de respeito
    com a religião !!

    ResponderExcluir
  22. EU ROSELI DA TURMA 2004,NÃO CONCORDO COM A ATITUDE DO PASTOR DE QUEIMAR O CORÃO LIVRO SAGRADO DOS MUÇUMANOS,PORQUE NÃO É DESSA MANEIRA QUE ELE VAI CONSIENTIZAR AS PESSOAS DO PERIGO QUE ESTA RELIGIÃO PREPRESENTA PARA O MUNDO FAZENDO ESSE TIPO DE VANDALISMO.ELE DEVERIA PROCURAR CONVERSAR COM AS PESSOAS ALERTANTO.

    ResponderExcluir
  23. Eu Marisa da turma 2004 , na minha opinião o pastor não deviria ter queimado .O corão , não podemos consertar um erro, cometendo outro, para mim foi falta de respeito com um símbolo sagrado do povo islâmicos. NÃO podemos sair por aí destruindo coisasque é considerada sagrado para aquela nação.É ojeito deles crerem a fé deles esta fudamentado naquele livro, por isso ninguém tem o direito de agredir ou destruir a fé de cada um. No caso deles é o corão.

    ResponderExcluir
  24. Andressa da turma:2004
    Eu no entanto concordo e dicordo com a atitude do pastor,pois ele teria feito isso para salvar o povo,contudo ele não deveria saber que aquele livro seria o livro sagrado dos muçulmanos ele não está nem certo nem errado,porém ele fez o que achava certo!!!!

    ResponderExcluir
  25. http://olhonajihad.blogspot.com/
    Leiam este artigo,por favor.A minha intenção é melhorar as postagens que li aqui.

    ResponderExcluir
  26. Roberta Siqueira Turma:2001.
    Na minha opnião, o pastor está errado.
    Pois cada um tem a sua religião. Até porque o livro era sagrado, por mas que ele não concordasse com os mulçumanos ele não tinha o direito de fazer isso.

    ResponderExcluir
  27. Tássia Dantas Turma 2001

    O pastor foi infeliz na sua decisão porque cada um tem o direito de acreditar no que quiser.
    Ele não tem o direito de impor nas pessoas a sua religião, nem sua opnião cada um tem o direito de pensar e acreditar no que quiser

    ResponderExcluir
  28. Luna Barreto turma 2001

    Ele agiu de forma errada nao precisava fazer o que ele fez.
    Cada religião tem seus pensamentos,cada um age de uma forma diferente.

    ResponderExcluir
  29. Renata de Andrade Corrêa
    Turma: 2004

    Para mim esse pastor agiu sem sabedoria, por ter queimado o livro sagrado dos muçulmanos o Corão, pois cada um com seus pensamentos, cada um com sua crença ou religião, ele não deveria ter feito o que fez, cada um tem todo direito de acreditar no que quiser. Temos que respeitas as crenças dos outros para que eles respeitem as nossas! Pois assim como esse pastor sem sabedoria queimou o livro sagrado deles, eles também poderiam queimar o livro sagrado desse pastor, 'bíblia', Tenho certeza de que ele não gostaria se a situação fosse inversa.

    ResponderExcluir
  30. CARINA ROSA MORAIS turma: 2004
    Este pastor agiu de forma totalmente errada,
    pois deveria respeitar a religão de outras pessoas.
    Mais ele como pastor deveria ter sabedoria e saber que as pessoas pensam de formas diferente, deveria saber respeitar esse pensamentos, não por que ele era um pastor, mais
    qualquer um que fisesse isso estaria errado.
    Essa é a minha opnião sobre o texto.

    ResponderExcluir
  31. Mariana T:2001
    não aprovo a atitude dele em queimar o livro
    ele tinha a religião dele e os muçulmanos tinha a deles ele não podia queimar olivro de outra religião.
    ele tinha que respeitar a religião dos outros, ele não ia querer que alguem de outra religião queima-se o livro da religião dele.

    ResponderExcluir
  32. luanalopes t:2004
    este pasto agiu de forma errada
    ele deveria respeita a religiâo das pessoas
    pos cada um tem a sua ele tinha a dele muçumanos
    ele nâo podia queima olivro de outra religiâo
    Ele não tem o direito de impor nas pessoas a sua religião, nem sua opnião cada um tem o direito de pensar e acreditar no que quiser

    ResponderExcluir
  33. Isso foi mau da parte dele, com a queima do CORÃO ele provou mais ainda a revolta dos mulçumanos e ficou feio para ele durante a sociedade.
    Ele não respeitou a religião dos outros e com isso agrediu a si mesmo.
    Ele não tinha o direito de impor as pessoas a sua religião e não respeitar as dos outros, achei muito imoral da parte dele ele ter feito isso.
    Ele ficou perante a sociedade como um ser imoral e diminuente perante as pessoas.

    ResponderExcluir
  34. Na minha opinião ele agiu de modo errado,não respeitando a religião alheia. O que ele fez não a gradou nem mesmo o Presidente dos EUA. Mesmo q ele não acreditasse no "corão" não era de conveniência ele queimar .Porque mesmo ele não acreditando, outras pessoas acreditam .O ato dele causou mais ainda a revolta dos mulçumanos para com os EUA.

    Ps.Mayra - 2004

    ResponderExcluir
  35. luciana de azevedo n:11 t:2004
    o pastor cometeu um ato desnecessario,ele achava que queimando o livro todos os problemas irão desaparecer.
    ante de queimar ele julgou o livro se é inocente ou culpado,ele tinha a prena consciÊncia que seria criticado pelo povo muçulmano.
    por isso que existe a liberdade de expressão,cada religião expressa o que bem entender.
    essa foi a minha opinião

    ResponderExcluir
  36. ADRIANA COSTA DA TURMA 2004

    Bom este pastor norte americano foi um pouco precipitado na sua decisão em ter queimado o CORÃO que e um livro sagrado para os mulçumanos.Mais pensando de um modo diferente ele não foi tão errado em ter queimado o CORÃO,pois este livro sagrado para os mulçumanos ele na verdade e o incentivo a violencia contra a mulher e etc.
    Mais quem nunca teve um ato de loucura que jogue a primeira pedra.Mais com toda a certeza ele não tinha esse direito.

    ResponderExcluir
  37. Ao postarem,escrevam o nome completo e a turma.

    ResponderExcluir
  38. aluna: Priscila D pereira n:19 turma 2004.
    Um pôlêmico pastor evangêlico americano queimou um exemplar do corão,de acordo com a lei Brasileira (liberdade de expressão). Todos tem seu modo de pensar,e a atitude desse pastor não foi correta diante dessa cicustânçia ele basicamente não respeito o direito do seu proximo , e consequentemente com o exagero dele provocou a revolta dos Mulçumanos,e para pensar melhor nesse caso ele pode ser considerado o causador de muitas mortes inocentes

    ResponderExcluir
  39. -
    Roberta Pereira Turma:2004
    Bom no ele por si agiu do jeito que ele achava que estaria certo Ele achava que o livro era culpado por tudo aquilo que acontecia com as pessoas.No entanto ele resolveu queimar o Corão
    pode sim ter se precipitado um pouco pois era um Livro sagrado de todos os mulçumanos.Mas ele agiu como achava e pra ele estava fazendo o bem pra todos os mulçumanos.Assim como todos tem a sua opinão, sua crença,não temos como julga-lo.

    ResponderExcluir
  40. Lorrana Da Silva Cunha Turma:2004

    Com um olhar critíco o que eu posso dizer é que o ato desse pastor foi de estrema rigidez , mais voltando a ele mesmo o que posso dizer sobre isso é que quiz encontra alguma solução para os problemas que tem ocorrido frequentemente...

    Com isso ele ofendeu mtos mulçumanos e levou ele a desistir desse ato de pura loucura suberba, pois como cada um tem sua religião cuide dela da maneira que se acha necessario...

    ResponderExcluir
  41. Marcele Santos Ferreira . Turma : 2001

    Bem , na minha opnião, o que o pastor fez foi uma coisa que ele achou que seria bom para todos , mas não quis saber se essa era a vontade de todos. Ele achava isso do Livro , e decidiu queimá-lo , mas a queima de um livro não vai mudar a opnião de alguem ,só pelo fato de ele ser um pastor , e desde o momento que alguem acredita em alguma coisa , as outras devem respeitá-las . E ele como um PASTOR deveria respeitar os mulçumanos e todas as outras pessoas . Achei ele muito errado com essa atitude .

    ResponderExcluir
  42. MARIA JOELMA TURMA 2004
    CLÁSSICO CASO DE ESTREMISMO E INTOLERÂNCIA.
    TANTO DA PARTE DOS "MUÇULMANOS" QUE PARTICIPARAM DO ATENTADO TERRORISTA AS TORRES GÊMEAS E QUE USAM O CORÃO PARA PROMOVER A VIOLÊNCIA E A INSEGURANÇA DE ACORDO COM SEUS INTERESSES, QUANTO DA PARTE DO PASTOR "EVAGÉLICO" DE GAINESVILLE QUE QUEIMA O CORÃO COMO FORMA DE PROTESTO, MANIFESTAÇÃO OU ATÉ MESMO COMO FORMA DE PROMOÇÃO.QUEM SABE!

    ResponderExcluir
  43. PATRICIA RIBEIRO DA TURMA 2002
    ACHEI CERTO A ATITUDE DO PASTOR PORQUE O CORÃO ELE JUGAVA MUITO SEUS FIEIS E INSENTIVA A TIRAR VIDA DE SERES HUMANOS E SUAS PROPRIAS VIDAS MUITAS PESSOAS MORRERAM INOCENTES POR CAUSA DISSO COMO O DIA 11 DE SETEMBRO . QUEIMAR O CORÃO FOI UMA ATITUDE BOA CONTRA ATITUDES ERRADAS .

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Letícia Côrtes. Turma: 2002.
    Eu achei a atitude do Pastor Terry Jones errada, mesmo ele jugando o Alcorão um livro errado ele não deveria fazer o que fez, isso foi inconsequente e se os muçulmanos tivessem feito isso com a Bíblia, com certeza ele não iria gosta, ele não pensou antes de fazer isso. Foi muito errado da parte dele.

    ResponderExcluir
  46. tiffany dos santos
    turma:2002 nº26


    Eu achei que o pastor terry jones dever sua atitude correta,porque o corão ele jugava os fieis,mais tem parter que ele o pastor ele jugava o alcorão um livro ele nao sabia o que ele estava fazendo porque ele fez muitas coisa ruim e muitas coisa boa também.Então ele estava divido com a atitude dele ele so queria ajuda as pessoas ,na minha opinião ele;fez uma coisa correta para todos porque ele so queria ajuda as pessoas.


    esta postagem foi removida pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. Luana Caroline Turma:2002
    Na minha opinião eu acho que a atitude do Pastor Terry Jones foi errada, porque nós somos seres de cultura e religião diferente ,pois cada religião tem a sua doutrina e pensamento diferente por isso devemos repeitar a religião dos outros povos e também o livro era considerado pelo povo muçulmano e por isso ele está errado ao queimar o corão, e pra mim foi uma falta de respeito total contra os muçulmanos.

    ResponderExcluir
  48. O que o pasto terry jones fes na minha opinião eu não achei certo mas se ele quis fazer isto e porque ele sabia o porque ele estava fazendo ,ele queimando o Alcorão ele daria ao mundo mulçumano uma oportunidade de defesa de seu livro essa é minha opinião!!!!!!!!!!

    leonardo de santana/ turma:2002

    ResponderExcluir
  49. Isabel Alves Turma:2002
    Embora o pastor Terry Jones não concorde com as escrituras do Corão, eu acho que mesmo assim ele deve respeitar, porque muitas pessoas acreditam naquele livro, assim como ele e todos os cristãos acreditam na Bíblia Sagrada. Então se queremos respeito para a nossa religião, também devemos respeitar a religião dos outros, mesmo não concordando com elas.

    ResponderExcluir
  50. Karen Silva Alves Turma:2002
    Na minha concepção foi errado o que o pastor Terry Jones fez,ele não poderia ter queimado o corão, é um livro muito importante para os mulçumanos, entaõ ele tinha que ter um pouco mais de respeito com os outros, além do mais ele é pastor tem que dar seu exemplo. Por mais que ele fosse contra,tinha que ter respeitado.

    ResponderExcluir
  51. Lidiana Dos Santos Turma:2002
    Na minha opinião achei a atitude do pastor Terry Jones errada, porque por mais que ele fosse contra o livro sagrado dos muçulmanos ele não tinha o direito de queimar o livro, pois cada deve respeitar a religião do outro, por mais que não concorde.

    ResponderExcluir
  52. elissandra basilio pereira
    turma:2002 n°05



    Na minha opinião eu achei errado porque ele nao sabia o que estava fazendo ele queimou o livro muçulmano;mais eu achei também a atitude dele muito bom porque ele ajudou os fieis.

    ResponderExcluir
  53. suzana silva dos santos
    turma:2002 nº24


    Eu achei certo,porque ele ajudou os fieis mais ele so ajudava as pessoas,mais tem parte que ele e muito ruim porque ele queimou o livro dos muçulmanos.O pastor Terry Jones.

    ResponderExcluir
  54. taiana oliveira santos guimaraes
    t:2004
    O pasto Terry Jon não deveria queimar o alcorão por que ele e um livra sagrado para os muçulmano , mais se ele queria queimar por que não fez isso sem avisar as pessoas. Sem que isso viesse a público .Mais não ele queria que o povo ficasse sabendo que aquele livro ensinava como matar .
    Por tanto a coisa muda de figura quando um livro te ensina a matar ele dever ser queimador , porque o alcorão não ensinar coisa boa e o pasto apesar de ter criado uma polemica ele fez a coisa certa para a alerta as pessoas ,mais por outro lado ele não deveria queimar da mesma forma que ele não iria gosta que queima se a sua bíblia .

    ResponderExcluir
  55. Daianne S.Santos 1004

    Resposta:

    A atitude,do pastor e a prova de que ele,não respeita as escolhas das pessoas,pra mim sua atitude foi incorreta e insensata pois por ser americano e saber que o Eua tem grandes problemas com paises mulçumanos poderia ter causado um guerra ou até mesmo uma tragedia desnecessaria...contudo que creio quando ele percebeu que boa parte do mundo descordava de seu modo de pensar,renunciou a pratica com medo a uma repressão..

    Fim

    ResponderExcluir
  56. Prezados(as) alunos(as),
    O prazo para postar neste blog,em relação a pergunta que fiz,está encerrado.Quem quiser pode postar,mas a partir deste momento a postagem não valerá como instrumento de avaliação.
    Desejo a todos uma boa tarde.

    ResponderExcluir
  57. Ele não deveria queimar o alcorão por que o mal não esta no livro e sim nas pessoas que lêem o livro.As pessoas só fazem mal por que querem não por que o livro manda.Só existia um alcorão?
    Um livro só fazia toda violência? Existem vários fatores para a violência "Cabe ao Homem Descobrir a Melhor Maneira de Resolver esse Problema".
    Aluna:Patrícia Souza Turma:1004

    ResponderExcluir
  58. Dá mesma maneira que, creio eu, que o pastor não gostaria de saber que sua bíblia sagrada foi queimada no templo de alguma religião, ele não tem o direito de queimar o Alcorão em sua igreja.
    Devemos amar o próximo como à nós mesmos e respeitar a religião de cada um deles. Independente de se julgamos ela como certa ou errada, livre ou culpada.
    O pastor errou . e comoo errou .. !
    Por causa desses e outros que o evangelismo é julgado algumas vezes, por algumas pessoas '

    By: Jenifer Carvalho. 1004'

    ResponderExcluir
  59. Paulo Vinícius(1004)
    Eu acho que o pastor estava errado em queimar o livro.Pois o livro era considerado pelo povo,
    e por isso recebeu muitas criticas do povo e de
    líderes internacionais.Mais o pastor se arrependeu de sua atitude e afirmou que "nunca mais tentaria voltar a queimar um corão".

    ResponderExcluir
  60. israel de lima turma 1004
    numero 31
    Na minha opinião o ato do pastor foi errado,porque cada um deve respeitar a religião do outro,se ele achava que os muçulmanos estavam errados na sua posissão de pastor ele deveria orar por eles.

    ResponderExcluir
  61. Pessoal eu li todos os comentarios e qero lembra-los q nós ñ podemos confundir LIBERDADE DE EXPRESSÃO com AGRESSÂO Á EXPRESSÃO, pq o q ele fez foi AGRESSÃO e ñ EXPRESSÃO pq seria liberdade d expressão se ele "discutisse" d forma civilizada sobre o assunto, mas ao contrario o q ele fez foi AGREDIR a qm respeita e segui essa religgião. e liberdade d expressão ñ é vc poder qeimar o livro sagrado dos outros existe uma lei q se vc destruir uma imagem ou algo sagrado d uma religiao é crime, imagina só se todos dizermos q temos liberdade d expressão e qerermos fazer o q qizermos, existe algo chamado ÉTICA e ele foi anti-ético, pré-conceituoso, arrogante e ignorante. " e lembro a vcs ñ estoou dizendo q ñ temos liberdade d expressão só q devemos ter ética e para isso existem leis, "se tivessemos "toda" liberdade ñ existiria emprego, leis, presidente, nada nada + nada msm. tchau!!

    Luiz S. Gomes turma: 1002 em 2011 agora 2002 em 2012 kkk 22/01/2012

    ResponderExcluir